Troféus, homenagens e atrações musicais: saiba mais sobre a cerimônia do Prêmio Ana Primavesi

Jamille Padoin (da esq. para a dir.), Regina Guerra, Luísa Warken Ramos, Ana Guerra, Ana Cláudia Rizzatto, Ana Clara Lamonaca e Taiane de Andrade Machado fazem parte do Grupo Mulheres na Música. O projeto ainda conta com Lucia de Oliveira na percussão Foto: Beto Albert (Diário)

Faltam poucos dias para a entrega dos troféus do Prêmio Ana Primavesi e a cerimônia, que ocorrerá na próxima quarta-feira no Theatro Treze de Maio, promete emocionar todos os presentes. Entre as atrações musicais, estão a cantora Tiane Tambara e o grupo Mulheres da Música, que é formado exclusivamente por musicistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Saiba também mais detalhes sobre a cerimônia!

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Grupo musical

A ideia de criar o grupo inédito surgiu em um diálogo entre a pianista e professora do Departamento de Metodologia do Ensino no Centro de Educação (CE), Cláudia Ribeiro Bellochio e a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime. Em entrevista ao Diário, Cláudia falou sobre o processo:

 – Eu conversei com a Jamile (Padoin), que é a spalla da nossa Orquestra Sinfônica, violinista e também trabalha com regência. Ela organizou um grupo com oito mulheres, contando ela. Então, contaremos com instrumentos mais eruditos como violino, viola, contrabaixo, violoncelo, percussão, flauta transversa e voz. Já o repertório foi pensado para emocionar.

Conforme a professora, o grupo Mulheres da Música é composto por acadêmicas e egressas do curso de Música da UFSM. O cronograma de atividades foi desenvolvido no final de abril, sendo iniciados os ensaios após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Nesta apresentação, os arranjos musicais são assinados pela violoncelista e aluna de composição, Ana Clara Lamonaca. Com a grande noite se aproximando, o objetivo é entregar uma linda homenagem.

Para mim, é uma honra muito grande ter sido indicada pela professora Martha para organizar esse grupo. A minha expectativa é que esse projeto consiga tocar o coração das pessoas que estarão lá, e principalmente, que essa música chegue com sensibilidade nessas pessoas que estão sendo homenageadas – conclui Cláudia.

Tiane, piano e violino
Além do grupo musical, o público irá se emocionar com a apresentação da cantora Tiane Tambara. Acompanhada pelo pianista Michel Wagner e a violinista Jamille Padoin, ela promete apresentar um repertório romântico e com várias canções de artistas femininas.

Com mais de 25 anos de carreira musical, a santa-mariense celebra a oportunidade de fazer parte de um evento tão importante:
É uma honra participar desta homenagem que leva o nome de uma mulher como foi Ana Primavesi, com uma trajetória marcante no campo da ciência, assim como é uma honra estar no mesmo evento dessas mulheres incríveis que serão homenageadas. Mesmo sendo artista, é motivo de orgulho ver essas mulheres sendo homenageadas. Sinto-me representada.

Tiane Tambara (à dir.) subirá ao palco com o pianista Michel Wagner (ao centro) e a violinista Jamille Padoin Fotos: Divulgação

Do planejamento ao tapete vermelho

Na próxima quarta-feira, as 10 homenageadas do Prêmio Ana Primavesi subirão ao palco do Theatro Treze de Maio. A noite de celebração é esperada especialmente pela coordenadora de eventos e Marketing do Grupo Diário, Magliele Alves. À frente da organização, ela relembra algumas etapas:

 – No dia 1 de abril deste ano, foi realizada a primeira reunião sobre o Prêmio Ana Primavesi, envolvendo o departamento de eventos do Diário. Desde então, a ideia foi sendo colocada em prática. Primeiramente, foi necessário prospectarmos patrocínios para a viabilizar o projeto e, após viabilizados, seguimos junto às apoiadoras na escolha das 10 mulheres premiadas. O processo com critérios minuciosos foi coordenado pela nossa diretora de Jornalismo, Fabiana Sparremberger.

Em paralelo à veiculação de reportagens em julho, sobre a trajetória de cada homenageada, a equipe composta por cerca de 30 pessoas seguia com os preparativos do evento para tornar a próxima quarta-feira inesquecível. Na data, o Theatro Treze de Maio contará com novos elementos. Além de painéis de patrocinadores e apoiadores do projeto, um tapete vermelho deve compor a decoração assinada pela Babette.
A cerimônia contará com a presença de jornalistas e apoiadoras que contribuíram em etapas anteriores do prêmio. Um dos pontos altos da premiação promete ser a entrega dos troféus. Segundo Magliele, as homenageadas podem esperar por uma peça pensada com carinho em cada detalhe:

 – O troféu tem 28 cm de altura, com base em MDF. O corpo foi realizado em vidro 8mm serigrafado em dourado, representando riqueza e valor. Além disso, ele conta com uma réplica do ícone da marca do prêmio, que representa a silhueta da Ana Primavesi. Essa réplica foi produzida em acrílico e resina por uma empresa de Goiânia, no estado de Goiás. Nossas homenageadas merecem.

 Além disso, as profissionais homenageadas receberão certificados em reconhecimento às contribuições na ciência em Santa Maria e região.

Para além de reconhecer o impacto das 10 premiadas na área, o Prêmio Ana Primavesi busca também incentivar e influenciar a todas nós. Então, para mim, estar envolvida em projetos como este é muito importante, tanto profissional quanto pessoalmente. Sou mulher e sei que ainda precisamos lutar pela equidade em vários âmbitos – comenta a coordenadora.

Promovido pelo Grupo Diário, o Prêmio Ana Primavesi conta com o apoio de UFSM, UFN, Ministério Público da Educação, 8ª Coordenadoria Regional da Educação, Câmara de Vereadores (Procuradoria Especial da Mulher), OAB SM, Comissão Municipal da Mulher, Delegacia da Mulher, Theatro Treze de Maio, Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), Adesm, Portela Advocacia, Habituée, Casa da Audição e Due Fratelli.

Programe-se!

1º Prêmio Ana Primavesi

  • Quando – 31 de julho (quarta), às 19h
  • Onde – No Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/n, Bairro Centro)
  • Ingressos – R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada solidária, com a entrega de 1kg de alimento não perecível)
  • Pontos de venda – Sede do Diário (Faixa Nova de Camobi), bilheteria do Theatro Treze de Maio ou plataforma Sympla.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tecido usado em sobreviventes da Kiss ainda não é liberado no Brasil; médicos buscam a regulamentação da prática Anterior

Tecido usado em sobreviventes da Kiss ainda não é liberado no Brasil; médicos buscam a regulamentação da prática

Dia dos Avós: data propõe reflexão sobre a importância desta figura na vida dos netos Próximo

Dia dos Avós: data propõe reflexão sobre a importância desta figura na vida dos netos

Geral